O Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT) compõe a política educacional cearense desde o ano de 2008, com a premissa de contribuir para a desmassificação do ensino, atuando na redução do abandono, diminuição da infrequência e garantia do sucesso escolar. Constitui a organização e funcionamento das escolas estaduais de educação profissional (EEEPs) desde a sua implantação no Ceará, datada do mesmo ano. A pesquisa que dá origem a este livro nasce do seguinte problema: como o PPDT pode contribuir para a melhoria da gestão pedagógica da escola? Tendo como objetivo compreender como o “Diretor de Turma” interfere na gestão pedagógica das escolas profissionais do Sertão dos Inhamuns, dialogamos com autores e autoras como: Arendt (1998, 2017), Ceará (2010, 2014), Leite (2015), Lima (2017), Lück (2006), Mainardes (2006), Roldão (2007), Rua (2012), Sá (1997), Secchi (2016) e Vieira (2007). A metodologia foi delineada sob a égide do paradigma fenomenológico, com abordagem qualitativa e definida