A obra “Atuações Psicopedagógicas Clínicas e Institucionais” está organizada em
eixos temáticos: Reflexão teórica, Clínica Psicopedagógica, Psicopedagogia
Institucional e Práticas Psicopedagógicas.
O processo de aprendizagem é dinâmico, envolve aspectos subjetivos, cognitivos,
sociais e culturais nos diferentes espaços. Há diferentes modalidades de ensino e
aprendizagem.
Alguns questionamentos relevantes são trazidos pela autora para a reflexão sobre a
prática psicopedagógica, tais como: Qual metodologia atende universalmente? Como
lidar com a preocupação imediata para os possíveis “Transtornos de Aprendizagem”?
Como lidar na construção de conceito, organização e ritmo? Alunos são irrequietos,
distraídos, desorganizados ou disortográficos?
A autora, com muitos anos atuando na Psicopedagogia nos dá os passos para uma
prática que respeita a independência nos estilos de aprender de cada ser.