O atual crescimento de oportunidades em mercados globais demanda umagama mais ampla de habilidades para diferenciação e valorização de produtos, processos e serviços. Torna-se primordial o diálogo em busca da formação de alianças colaborativas, dando atenção à identidade, enquanto elemento fundamental na geração de valor.Mesmo considerando um mundo contemporâneo em intensa mobilidade e comunicação, com tênues fronteiras, o entendimento e a afirmação da cultura, da história e de valores locais contribuem significativamente no processo de diferenciação e identidade, elementos importantes para o sentido de pertencimento e estabelecimento de vínculos entre pessoas e lugares. São essas as digitais que distinguem e humanizam um lugar.Criar materialidades que visibilizem essas identidades é um grande desafio e uma grande contribuição do design para a sociedade. Assim, percebe-se a existência de um vasto campo de complementaridades e oportunidades entre a inovação e a tradição, entre designers e artesãos, que, por um lado, fortalece o design, ampliando o seu repertório e, por outro lado, contribui para a sustentabilidade e manutenção dessas tradições e as comunidades que as mantêm.Este livro indica ações transformadoras através do ex